sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

(*) Estive meditando sobre o Natal...

Interessante...
Não consegui me fixar só na imagem
de uma doce criança adormecida,
repousando sobre um leito de palha.

Meditar sobre o Natal levou-me a Jesus
trazendo-nos a Boa Nova.
"Eu lhes dou um novo mandamento:
Amem uns aos outros, assim como eu os amei."
(Jo,13,34)

Passaram-se dois milênios...
A ciência e a tecnologia
descortinaram horizontes ilimitados.
A humanidade deveria estar em paz!
Mas não está.

Confusas, as pessoas não encontram uma forma
de como ser gente no mundo das máquinas.
Apesar do conforto e das comodidades,
vivemos uma grande solidão.
Esquecemos o Mandamento do Amor!
E, assim, vivemos a solidão do desamor.

O Amor é gratuito. Não se compra e nem se troca.
O Amor requer profundidade. Não sobrevive na superfície.
O Amor repousa na alma
de onde transborda para o corpo e para o universo.
O Amor tece laços com linhas de infinito.
O Amor é nosso traço de união com Deus,
através dos nossos companheiros de caminhada.

Natal.
O Amor pede permissão para nos entregar
a Paz e a Felicidade que nos foram destinadas.

Um Feliz Natal de Amor para todos nós


(*) Anónimo




Um Santo e Feliz Natal
:)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Coração Ousado II

A vida leva-nos a viver situações que nós próprios não pensamos em ser possível… ou porque é algo com o que não nos identificamos, ou porque é algo tão bom que é muito pouco provável acontecer, ou simplesmente, nunca pensamos que essas coisas podem acontecer a nós próprios…

Como dizer que não a uma invasão de sensações extraordinárias que poucas vezes na vida temos a oportunidade de as viver?! Mas qual a atitude a ter quando o que fazemos está errado mas dá-nos prazer e ao mesmo tempo coragem de arriscar para transformar o que está errado se torne certo, e poder viver de encontro com os nossos ideais.

Pensamentos abstractos e livres aparecem, sem eu ter qualquer controlo possível. Ainda tento ter algum controlo nas minhas atitudes mas os sentimentos saem nas palavras que prenuncio… e envolvo-me sem querer. Mas há algo que está a fugir do meu controlo e é difícil controlar a essência da verdade… e isto faz-me sentir medo!

Tenho vontade, pela primeira vez, de seguir o coração sem qualquer medo, pudor ou mesmo insegurança. Os sentimentos podem ser confusos mas sei que aquilo que sinto não é vulgar e nem todos têm a oportunidade de viver.
Eu tive sorte desse alguém entrar na minha vida, dar um ar fresco e fazer renascer sentimentos profundos… não é um simples gostar, não é um simples sentir-me bem, não é um simples acaso, não é definitivamente algo sem valor! Tenho necessidade de partilhar a minha vida, os meus sonhos, criar algo em comum, fazer parte da vida dessa pessoa bem como ela fazer parte da minha, proporcionar-lhe tudo de bom na vida…

Não sei o porquê desta necessidade, mas talvez seja a única forma de agradecer tudo o que me fez sentir e que me proporcionou viver nem que seja-se só por estes dias… coração a bater mais forte, sentir borboletas no estômago, pensamento vadio, sorriso estampado no rosto, estado de espírito em alta… e o que é complicado torna-se mais simples simplesmente porque está ao meu lado…

Tenho a sensação que sempre o conheci, que não é ninguém novo na minha vida, que esteve sempre ao meu lado talvez como um anjo que se transformou em humano e que apareceu no momento mais inesperado na minha vida. Além de conhece-lo pelas poucas horas passadas juntos, sinto que é com ele que gostaria definitivamente ficar. É com ele que gostaria de viver os melhores anos da minha vida, fazer o que me faz sentir bem junto dele e estar presente e partilhar os seus momentos e sonhos, ser testemunha da sua felicidade, bem como fazer parte dela.

Sei que a vida dá voltas, sei que infelizmente não depende só de nós… Mas neste preciso momento é isto que sinto, é isto que quero, é isto que desejo para mim e sinto que é isto que me fará feliz. E sinto que tudo isto pode ser recíproco. Para quem conhece-me, sabe que não uso essa expressão mas acredito, agora, que um dia será possível de pronunciar… porque simplesmente já tive um momento de extrema felicidade.

Analisando esta situação, tudo isto parece tirado de um filme, onde a possibilidade de ser real é quase nula pois infelizmente filmes são filmes e a realidade costuma ser outra! Mas caros leitores, independentemente do que possa acontecer, tudo isto valeu a pena e certifico-vos que existe amor à “primeira vista”…






terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SEGREDOS - EZ SPECIAL feat PAULO GONZO

Viver sem tecto. Morrer sem chão

Á procura do seu sonho, na esperança de concretizar os seus ideais, deixou o seu país e sua família… Motivação e vontade de procurar e encontrar algo melhor era a esperança que trazia na sua bagagem de viagem…

Teve a ousadia e a coragem de arriscar, mas não teve a humildade e a ponderação nas suas escolhas e meios para atingir os seus objectivos, bem como, creio que não seguiu o seu coração para bem perto da sua família…

Acabou por abandonar a sua família e os valores que lhe fez vir para cá, dando oportunidade à miséria e à pobreza invadir a sua vida, não só em aspectos materiais, mas principalmente a pobreza como ser humano e pobreza em sua alma.

Com ajuda, conseguiu permanecer 10 anos, ilegal, sendo uma pessoa sem rosto mas um número para a sociedade… Não exercendo a sua formação deixou-se levar pelo comodismo e banalidade… Portugal proporcionou uma nova vida, mesmo sendo de miséria, que fez perder as suas raízes. Questiono o porquê de não voltar para o seu país e deixar-se degradar desta forma…

O seu mundo à parte construiu…! No álcool se refugiou, a sua casa sem tecto encontrou e infelizmente a sua morte sem chão defrontou… Não sabemos quantas horas ficou no vazio do gelo do chão, mas o chão, unicamente o chão, foi o seu companheiro de fim de batalha. Mesmo agora não tendo um chão para descansar em paz!

Desemparado e sem ninguém, um corpo cá permanece e em paz não pode ficar pois não temos ande o colocar… As pessoas que o quiseram-no ajudar não conseguiram seu comportamento modificar, agora dizem que tudo diferente devia ter sido feito…. Questiono, é preciso isto acontecer para que as pessoas assumem as suas responsabilidades?! E os amigos?! A escolha foi dele, mas não foi capacitado, nem auxiliado para algo melhor… e isto é da nossa responsabilidade como profissionais! Falta de recursos? Falta de oportunidade? Falta de tempo?

Se as coisas tivessem sido diferentes agora não estávamos a desperdiçar os recursos com o seu enterro, a perder o tempo na procura da sua família para anunciar a sua morte… e sim, estaria ainda vivo.


Pior que viver sem tecto, é morrer sem chão!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Coração ousado…


Não me quero envolver mas já envolvendo… meu coração teve a ousadia que eu nunca teria! Mas também te sinto por perto, será que ele terá alguma razão?

Num lugar acolhedor em meu canto, como sempre, estava. Não frequentava aquele lugar, mas precisava de um pouco de alegria, um pouco de confusão, ver caras novas… mas como nada acontece por acaso, algo aconteceu e ao meu lado se assentou!

Não olhei em seus olhos pois não queria dar a conhecer nem ser descoberta, mas sua conversa cativou-me… problemas, confusões, pensamentos e indecisões iguais aos meus….! O dialogo se prolongou, e o lugar acolhedor se transformou num mundo à parte, onde todas as pessoas desapareceram e o barulho em silêncio se transformou… não dei conta nesse momento, mas algo aconteceu! Talvez a nossa dor nos juntou…!

Ao longo da noite sua protecção enriqueceu-me, a minha timidez deu lugar a simpatia e deixei-me envolver, como tantas outras pessoas se deixam levar numa noite em que alegria e a descontracção estão presentes!

Não dei importância… Simplesmente fez-me bem a noite… Pois o cansaço, fez-me dormir!

Novo dia começa…

Sem querer, querendo, olhei minuciosamente em seus olhos… doces e meigos… Desviei! Algo que não poderia pensar nem corresponder! Mas sua companhia tornou-se notória… a sua alegria, o seu sorriso, o seu olhar envolvente e o seu afecto fez-me aproximar…
Soltei-me mais um pouco, e sem notar, dou comigo ansiosa por algo que desconheço… Disfarço com um sorriso envergonhado e continuo a deixar-me levar na brincadeira, a vida é feita de bons momentos e este seria simplesmente mais um bom momentos com pessoas maravilhosas…

Mas sua atenção, o seu acolhimento por alguém que não lhe dizia nada, não me fez ficar indiferente, e a nossa cumplicidade, companheirismo, alegria foi-nos contagiando! E a sua ousadia… sim ousadia, mesmo não sabendo, seja o acaso a se responsabilizar, fez algo que me denunciou…

… aquela música…

… o seu toque…

…a sua respiração…

… a sua voz em meu ouvido…

E aquele, sem duvida aquele, Abraço inesperado!!!

Acabo, por me sentir envolvida, mesmo não querendo! Meu pensamento voa sem limites!

Meu coração bate de uma forma diferente, mesmo sabendo o risco que corro e de saber que nada disto poderá ser possível, mas sinto-me bem contigo mesmo não conseguindo esquecer as suas consequência e os danos colaterais desta relação!

Por ser algo proibido, não lhe toquei como gostaria, não correspondi da forma como desejava, não seria correcto! Mas tive a ousadia de aproveitar o seu abraço e ofereci o meu melhor abraço… e se um dia ele tornar a voltar, meus braços estarão abertos!!

Não me quero envolver mas já envolvendo… meu coração teve a ousadia que eu nunca teria! Mas também te sinto por perto, será que ele terá alguma razão?


sábado, 4 de dezembro de 2010

Pensamentos **

Estava à procura de algo para conseguir desenvolver neste meu Porto de Abrigo… procurei imagens de várias especialidades e formas… procurei poemas… canções… mas nada se identificou com o meu estado de espírito!

Eis que li duas frases que não são novas para mim, mas que de alguma forma fez-me pensar e olhar para elas de uma forma diferente e especial… E até sublinho que seja realmente esta a resposta que procurava ao longo desta semana… e simplesmente só tenho que dar-me oportunidade de seguir isso mesmo…

‘ Amo a liberdade por isso as coisas que amo deixo-as livres, se voltarem foi porque as conquistei, se não voltarem foi porque simplesmente nunca as tive ‘

E para complementar e acentuar a mesma ideia, eis:

‘ Os ventos da vida às vezes tiram o que amamos… mas são os mesmos ventos que trazem algo que aprendemos a amar! Por isso não devemos entristecer por aquilo que nos foi tirado, e sim aprender a amar o que nos foi dado… pois tudo aquilo que é realmente nosso nunca se vai para sempre ‘

Depois de ler e reflectir sobre o que está aqui pronunciado… não tenho dúvidas que a vida é um dom em que temos em nossas mãos a responsabilidade de a viver… de a viver cada momento que ela nos proporciona mas também ser-nos capazes de proporcionar momentos especiais e intensos, de fazer-nos sentir bem mas também a quem nos rodeia faze-las sentir especiais…

As escolhas são nossas, nada na vida não é mais que uma escolha que optamos e que temos a responsabilidade de a viver… e essa escolha para ser bem sucedida tem de ir de encontro com o que realmente queremos para nós, para a nossa vida… tem de ir de encontro com o que nos identificamos e que nos faz sentir vivos! Isso é viver!

Se por alguma razão algo acontece, e que nos faz perder o sentido não nos resta mais nada senão dar-lhe um novo sentido… Somos nos que traçamos a nossa vida, abrimos os caminhos que queremos… A pobreza consiste, unicamente, se nos sentir-nos pobres.

Esquecemo-nos que muitas das vezes o problema não é o problema… o problema é a atitude em relação ao problema, e é essa atitude que temos de avaliar e fazer ver o que é modificável… Sempre é tempo de recomeçar.

A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidades. O insucesso, a tristeza de um acontecimento, é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.

Temos de pensar muito mais na forma como estamos a viver este dom que é a vida, e de valorizar-nos, bem como valorizar as oportunidades que proporcionam a cada momento… e pensar menos naquilo que não temos… o que tiver de ser nosso, nosso será! E se por alguma razão as coisas assim acontecem, é porque o melhor está por vir… e não temos o direito de deixar de nos sentir vivos por algo que só nos faz mal!

Começo a gostar de sentir-me assim, livre e proporcionando momentos de certa forma particularmente exclusivos :)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

New Life

Anjos - Virar a página - Official Video clip .



Lembro-me das noites sem dormir
Das canções que ouvíamos lado a lado
Segredos e frases que então trocamos
Naquele vazio do passado
Eu sei que tudo passa
Tudo fica para trás
É como um livro que não li
Por isso eu sinto e sei que te vou esquecer
Que desta vez irei dizer
Eu primeiro
Virar a página é querer rasgar as cartas que eu te escrevi
Sei que vou sair e viver sem ti

Lembro-me da chuva em agosto
E sinto que nada é permanente
Sei que tudo muda e que tudo passa
Nunca nada é para sempre

Eu sei que tudo passa
Tudo fica para trás
É como um livro que não li
Por isso eu sinto e sei que te vou esquecer
Que desta vez irei dizer
Eu primeiro
Virar a página é querer rasgar as cartas que eu te escrevi
Sei que vou sair e viver sem ti

Por isso eu sinto e sei que te vou esquecer
Que desta vez irei dizer
Eu primeiro
Virar a página é querer rasgar as cartas que eu te escrevi
Sei que vou sair e viver sem ti

Sei que vou sair
Vou te esquecer