quarta-feira, 14 de abril de 2010

Reflexão (22*)

Reflexão (22*)

Nestes poucos anos de vida,
Foram muitas as aprendizagens que a vida me presenteou
Foi uma caminhada com coisas boas e outras menos boas!
Infelizmente, ensinou-me a pronunciar Adeus às pessoas quem gosto,
Mas ensinou-me a não arrancá-las do meu coração.

Agradar às individualidades que não gostam de mim com um sorriso
Fazer de conta que tudo está bem, quando isso não é verdade,
Mas é a verdade que desejo acreditar
E é a esperança que tudo vai mudar!
E o sorriso tem o seu encanto…

Aprendi a silenciar para poder ouvir
A observar em vez de instantaneamente agir.
Aprendi a observar os erros dos outros,
Mas aprendi ainda mais com os meus,
Mas agora eu sei que posso ser sempre melhor!

Aprendi a lutar pelo que acredito,
Que os obstáculos estarão sempre lá,
E a forma para os ultrapassar está na maneira como vemos as coisas…
Aprendi a dar um sorriso quando o que mais desejo é clamar todas as minhas dores para o mundo,
Aprendi a controlar os sentimentos, e a saber dizer não.

Aprendi a ser forte, ser bom ouvinte
A ajudar quando os que me procuram, tentar dar um porto de abrigo,
Um ombro amigo, e ajudar os outros ajuda-nos a nós próprios!
Senti que sentir-nos útil, é um sentimento maravilhoso que nos invade
E que nunca nos deixa sentir sozinhos.
Aprendi a dar afecto, a fazer um carinho, mesmo na ausência dele.
Aprendi que gostar de estar sozinho, não significa solidão
E a solidão não tem de ser maligna.

Aprendi o valor do perdão e aprendi a perdoar incondicionalmente,
Pois também eu já necessitei desse perdão.
Não é que precisasse, mas aprendi a sonhar ainda mais, mesmo acordada…
Porém aprendi a acordar para a realidade,
Usar a serenidade e a sensatez em cada situação.
Abusar da sinceridade e usar a verdade,
Mesmo ponderando se devo ou não dizer tudo o que vai no coração.
Compreendi que é preciso distinguir momentos, situações e pessoas.

Cada dia que a vida me presenteou até hoje,
Houve dias que não aproveitei. Admito!
Dia (s) que amaldiçoei, e desejei desaparecer.
Mas também houve dias maravilhosos e conquistas únicas que vivenciei.
Hoje sei, que a vida é tudo isso, e muito mais.
E a vida deve ser vivida intensivamente,
E todos os dias fazem parte da vida, e o dia de amanhã, não sei se estou cá…
Ou se uma das pessoas importantes para mim, vai estar!
É preciso nisto reflectir!
É preciso para a vida acordar…

É preciso viver,
Abraçar, abraçar muito…
Beijar, beijar muito…
Chorar, chorar de saudade sem vergonha
Ter tempo para ouvir o mar, ver as estrelas, sentir o vento.
Dar gargalhadas, ver o encanto do pôr-do-sol.
Ver e sentir o significado da família, da amizade…
Saber e dar valor à vida…
Independentemente de estar ou não tudo bem.
Sentir a dor, a mágoa, a tristeza tudo faz parte da vida
Para haver evolução.

A vida ensinou-me a não temer o futuro,
Ter o positivismo e o sorriso como companheiro de caminhada
Se fraquejar, ousei e tentei, e voltar a tentar…
Os amigos vão-me amparar.
Viver o presente como uma prenda que abrirei todos os dias
Não quero dizer que todos os dias serão alegres
Mas quero dizer que vou dar valor à vida e ao que tenho ao meu redor
Porque o que não tenho é porque não me pertence.
E o que quero conquistar, isso já dependerá de mim.

Comprometo-me, nesta reflexão partilhada
Que neste novo ciclo que se aproxima, vou cuidar muito mais de mim
E viver a vida que tanto tempo desperdicei,
Dar oportunidade à vida, dar oportunidade às pessoas
A abrir a porta para o amor
Arriscar mais, ponderar menos
Não ter medo de viver.
Sonhar e acreditar muito mais…

Venham eles… :)

9 comentários:

  1. lindooooooo :(

    ResponderEliminar
  2. Nunca digas adeus!!!
    Balbucia...Até breve...
    Não enclausures ninguém, no teu coração
    proporciona a oportunidade de alguém se candidatar a ser residente
    Vive cada momento,no teu pensamento
    Não acordes para a realidade
    transforma a realidade num sonho
    Beija...mas beija não com os lábios
    mas com a alma
    se por ventura alguém que se lhe ocorra
    comentar a cor dos teus lábios
    sem exaltar o perfume da tua alma ...então não beijes...
    guarda esse sagrado Graal para quem tiver a percepção da sua cor mesmo na penumbra
    e te sinta a alma mesmo na escuridão...

    ()Pequena reflexão sobre o teu pensamento
    Luis Pestana

    ResponderEliminar
  3. É um prazer enorme ler o seu comentário, sem minimizar o valor dos outros comentários.
    Não se deve enclausurar ninguém em nosso coração, o nosso coração é demasiado puro para que haja uma intenção de desumanidade, porque os sentimentos verdadeiros devem ser vividos como tal, e quem ama alguém ou algo, a esse sentimento implica liberdade sobre as coisas.
    Aqui expresso a frase “amo a liberdade, por isso as coisas que amo deixo-as livres, se voltarem foi porque as conquistei, se não voltarem foi porque nunca as tive”. Assim se deve deixar o coração viver a sua própria força mas num sentimento puro para com ele e para com os outros.
    E só os verdadeiros sentidos e sentimentos, são os que consegue alcançar a nossa alma, e nem todas as pessoas têm o dom de tocar na alma de outra pessoa, ou mesmo, serem o porto seguro de alguém e oferecer as suas próprias asas para a outra pessoa voar! Mas quem consegue, certifica-se que mesmo na escuridão da vida, na solidão aterradora essas pessoas encontram-se independentemente onde, como e quando!
    Espero encontrá-lo Sempre, mesmo implicando tudo o que isso possa implicar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Um processo, uma aprendizagem, uma viagem gratificante

    Assim devemos ver a vida, fazendo uma análise coerente, dignificando o facto de todos sermos observadores constantes neste ciclo e nesta passagem…
    A desilusão, as mágoas, as determinadas peripécias, assim como os alcanços, glórias, e estatutos, funcionam e funcionarão como alicerces da construção da nossa personalidade…
    O consciente é um cofre portador de memórias, sendo estas boas ou más uma verdade é certa… pessoas “vão e voltam” enquanto outras por casualidades, partidas ou ironias do destino, encontram-se “impossibilitadas”. Mas sabemos que as verdadeiras permanecem!
    Isto é…
    Nesta jornada há que ter eminente que todos nós temos a plena capacidade de lidar com os nossos sentimentos, pois durante o ”espaço temporal” entre o conhecer, conviver, o aprender a “conhecer” e juntar qualidades (ou defeitos) ao nosso currículo vital, emerge uma veracidade de topo… sendo familiares, amigos, ex-amigos, conhecidos, desconhecidos(…) e observando as simples coisas da vida… a realidade é que nesta viagem todos os seres humanos e as simples coisas tornam-se “mestres”, num território que por mérito é de todos nós, construído e incutido pela imagem de todos os antecedentes, … e isto porquê? Conciliação e excelência de controlar a nossa mente… favorecendo e demonstrando o prazer de lidar com as situações e aprender com as mesmas e ao mesmo tempo saborea-las com a consciência que estamos a agir como nós somos e como nós assim o queremos...
    Apenas um desabafo que a tua reflexão suscitou…
    Por indicação do nosso amigo “o poeta de rua” aqui estou eu, e gosto do que estou a ler…
    Cumprimentos
    “O Pensador Lunar”

    ResponderEliminar
  5. Excelente reflexão envolvida de uma verdade absoluta.

    Fazer uma análise coerente sobre as coisas não é fácil, a dificuldade de relacionar a nossa racionalidade com a racionalidade dos sentimentos é a luta de todos nós. Mas há não dúvidas que as pessoas tem a obrigação e a necessidade de se adaptar, à vida, às pessoas, aos sentimentos… de forma correcta ou menos correcta, adaptamo-nos! Assim se constrói a nossa experiência e a nossa personalidade, nunca esquecendo do que fomos (passado), do que somos (presente) e do que queremos ser (futuro).

    As memórias são um cofre, concordo, mas sabemos que as verdadeiras serão eternas e que esse cofre é demasiado pequeno para coabitarem lá durante tanto tempo … porque as verdadeiras têm de ser vividas ou então têm de ser confrontadas e adapta-las à nossa vida, porque se queremos as colocar nesse cofre, esse cofre não será um simples cofre será algo que fará parte de nós todos os dias…

    Também é verdade que "o valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem...Por isso existem momentos inesqueciveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis..." como mencionou Fernando Pessoa.

    O importante de tudo isto é ser-nos inteligentes e ganhar com todas as experiencias que a vida nos vai proporcionando, e de alguma forma ver o lado bom e positivo das situações, porque há sempre uma lição oferecida e uma moral aprendida que podemos usufruir para a nossa vida.

    E obrigado pela partilha.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Tu cativas-me pela forma que escreves, pela forma como simplificas as coisas. Como em ti, tudo é tão transparente...

    MJ

    ResponderEliminar
  7. ;) sim senhora... evoluímos...
    www.poeta-lunar.blogspot.com
    caso queiras passar por lá...

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. ops enganei-me... pensador-lunar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Terei todo o gosto acompanhar o seu blog!
    A minha companhia será assídua.
    Um abraço. Até breve :)

    Obrigado

    ResponderEliminar