quarta-feira, 21 de abril de 2010

O segredo para ser Feliz

O segredo para ser Feliz… (*)

Há muitos anos viveu na Índia um sábio de quem se dizia que guardava, num cofre encantado, um segredo enorme, segredo esse que fazia triunfar em todos os aspectos da vida e que, por isso, se sentia não o homem mais rico e com mais honras, mas o homem mais feliz do Mundo.

E isto era tão visível a todos, que os reis e imperadores, pessoas muito ricas e também vencidos da vida, ofereciam àquele senhor, enormes quantias de dinheiro para lhes confiasse tal segredo. Mas ele, por dinheiro nenhum o revelava. Tentaram, de todas as formas, até assaltá-lo e roubar-lhe o cofre onde tal magia era guardada, mas foi tudo em vão… Quando mais arriscavam mais infelizes se sentiam, pois a inveja, o rancor, a rivalidade tornavam-nos mais desgraçados.

Os anos iam passando e apesar de velho, o sábio era cada vez mais feliz. Mas um dia, uma criança simples, abeirou-se do simpático velhinho dizendo-lhe: “tal como acontece consigo, também eu não desejaria fazer fortuna, mas sentir-me assim feliz, bondoso e humano para todos, lá isso gostava, meu caro senhor… porque não me ensinas o que devo fazer para o conseguir?”
O sábio, ao sentir aquela simplicidade e pureza, disse-lhe: “A ti, meu menino, eu vou transmitir-te o segredo para essa felicidade… Vem comigo e presta atenção…”
E iniciou: “Na realidade são dois os cofres onde guardo o segredo para ser feliz. São a minha mente e o meu coração. O meu segredo consiste numa serie de passos que deves dar ao longo da vida…

O primeiro passo é perceber que Deus está presente em todas as coisas da vida e, por isso, deves amá-lo e agradecer-lhe tudo o que tens e tudo o que te acontece.

O segundo, deves amar-te a ti mesmo e, todos os dias, ao levantar-te e deitar-te deves afirmar com convicção: Eu sou importante, tenho valor, sou capaz, sou inteligente, sou carinhoso, vou esperar muito de mim pois não há obstáculo que não possa vencer. Este passo significa: ter a auto-estima elevada.

O terceiro passo é o mais importante. Terás que pôr em prática aquilo que afirmas, ou seja: se dizes que és inteligente, actua inteligentemente; se dizes que és capaz, faz o que te propões; dizendo que és carinhoso, expressa o teu amor, se dizes que não há obstáculos para ti, então propõe-te metas na tua vida e luta por elas até as conseguir.

O quarto passo: nunca tenhas inveja de ninguém por aquilo que tem ou pelo que é. Eles conseguiram as suas metas, trabalha pelas tuas.

O quinto passo: não podes guardar rancor a ninguém no teu coração. Tal sentimento nunca te deixará ser feliz. Deixa que as leis de deus façam justiça; e tu perdoa simplesmente.

Sexto: nunca podes tomar para ti o que não te pertence a ti. Lembra-te que, segundo as leis da natureza, amanha te tirarão algo de mais valor.

O sétimo passo, não deves maltratar ninguém, pois todas as pessoas têm direito a serem respeitadas e amadas. Ajuda os outros.

E finalmente, levanta-te sempre com um sorriso nos lábios, olha ao teu redor e descobre, em todas as coisas o seu lado bom e positivo. Pensa como és feliz tendo tudo o que tens, e lutando pelo que acreditas, o que eu teu, a ti virá… o que tiver de acontecer acontecerá, se realmente queres algo, acredita com toda a força do teu coração e isso acontecerá…”

(*)Samuel Arango

Sem comentários:

Enviar um comentário