quarta-feira, 31 de março de 2010

"Encontrei-A"

Sonhei! Ontem sonhei que pude voar… E voei, voei como não houvesse amanhã. E aproveitei, sim aproveitei, como de alguma forma algo de especial fosse encontrar. Toda a noite não parei, entre os dois mundos, estava “ali” e ali fiquei. E sim, quase ao amanhecer, a encontrei…
Queria lhe bater, perguntar porque me tinha abandonado, porque me tinha deixado tanto tempo a pairar… Mas surpreendeu-me ao encontrá-la num recanto! Estava com um aspecto diferente do que esperava encontrar, e não consegui ficar indiferente do seu olhar. Por momentos, perguntei a mim mesma, em meu pensamento obscuro, o que teria acontecido para ela estar escondida naquele lugar…
Devagar, com uma certa hesitação, fui aproximando-me… Não olhou para mim, nem se quer respondeu… novamente insisti… persisti… e finalmente consegui. Pedi a ela para não ficar no seu canto. Pedi para que viesse comigo, e com uma certa humildade disse que podíamos algo partilhar. Senti-a fragilizada, identifiquei-me, e acredito que ela se identificou comigo, pois um diálogo se iniciou, contudo nela encontrei a determinação que em mim se perdeu e a ousadia que um dia me identificava.
Falei da minha dor, das minhas mágoas, riu-se! Riu-se, e perguntou como fui capaz de tão fácil fracassar… Eu sem resposta fiquei, não estava à espera que tal acontecesse, mas fiquei por momentos a pensar. Então respondi, que tinha fracassado “talvez” por ter deixado de em mim acreditar. Novamente, deu uma gargalhada e com um certo gozo perguntou: “Como foste capaz de deixar de acreditar naquilo que de melhor que nós temos, nós próprios?” Logo respondi sem pensar, que “de/o melhor” que um dia tive, o vento, a vida, me levou e que o vazio permaneceu como lembrança e só a dor ficou.
O silêncio, permaneceu…
Ela, viu o sofrimento em meu olhar, e com uma tranquilidade e serenidade, começou a meditar… Olhou-me nos olhos, que de alguma forma não me esqueço do seu olhar, e disse: o que temos de bom, de belo, connosco ficará, poderá ser difícil por vezes encontrar em nós o que queremos, mas estará lá, terás de ter paciência e persistência, mas estará lá. Ninguém tem o dom de tirar-nos o melhor que temos, o brilho do nosso olhar, esse brilho só se perderá quando nós próprios assim o quisermos, porque ele estará lá! Temos, sim de nos valorizar!
Ouvi com atenção, no fundo foram mais filosofias que acabei de ouvir. Mas furiosa porque todos gostam de falar e pouco de fazer, perguntei então, o porquê é que até ela própria estava escondida e que foi preciso insistir para comigo vir? Foi então, que senti um vento em minha face, um furação no coração, e ela prenunciou bem alto: “não sou eu que tenho de procurar as pessoas, são as pessoas que me precisam de encontrar”, filosofias pensei eu, mas continuou “as pessoas precisam de querer encontrar. Só quando elas se decidirem ir à minha procura, é que eu sei que é chegado o momento”.
Achei que de alguma forma ela tinha razão no que dizia, e o diálogo proporcionou-se quase, mesmo quase, até ao amanhecer. Trocamos ideias, perspectivas, reclamamos sobre a vida, sobre o destino. Mas no fim de tudo, soube que tinha-a encontrando e que desta vez não a ia perder. E prometi, que novamente não a ia desiludir, se fui capaz de a convencer em meu sonho entrar, também serei capaz de deixar partir o que é necessário do passado deixar, para que ela nunca me falte perante a vida, novos objectivos encontrar e de novo voltar amar.
Ela chama-se CORAGEM, e Coragem todos temos de a ter.

4 comentários:

  1. Um sonho tornado em realidade?

    MJ

    ResponderEliminar
  2. Gostei da tua historia.
    É verdade que somos nós que temos de ir ao encontro do que queremos nao são as coisas que irão aparecer à nossa frente e mesmo que elas possam aparecer temos de estar "abertos" para as receber...
    realmente é isso que devemos fazer.
    É ironico mas são coisas tão banais que agora que reflito tem muito que se diga...

    bjo

    ResponderEliminar
  3. Se acreditar-nos bastante e se realmente queremos a ter, conseguimos! acho, que tem aí a sua resposta :)

    No que diz respeito ao segundo comentário, fico contente que haja a concretização de uma reflexão sobre o assunto! Só reflectindo e analisando, a evolução acontece :)

    Obrigado*

    ResponderEliminar
  4. que a coragem nunca falte!

    ResponderEliminar